SOBRE O QUE VC QUER SABER?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NOVA DIETA PARA GESTANTES

Este assunto ja esta circulando desde o ano passado, como tenho algumas pacientes gestantes lembrei de postar aqui!
Pesquisa inédita revela que alimentos como suco de uva, laranja e até maçã podem prejudicar o feto;
"Heroínas no combate ao envelhecimento e às doenças degenerativas, substâncias conhecidas como flavonoides, presentes em alimentos saudáveis como o suco de uva, transformam-se em vilãs quando ingeridas por mulheres nos últimos meses de gestação. Foi o que descobriu uma pesquisa, realizada por três anos, no Estado e publicada no prestigiado Journal of Perinatology.

Coordenado pelo chefe da Unidade de Cardiologia Fetal do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Paulo Zielinsky, o estudo revela que a ingestão insuspeita de alimentos como sucos de uva e laranja, chás, chimarrão, chocolates e maçãs pode prejudicar o funcionamento do coração do feto prestes a nascer.

Com funções antioxidantes e anti-inflamatórias, os flavonoides fazem parte da maioria das dietas orientadas por especialistas. Alçados ao estrelato por médicos e nutricionistas, os polifenois, como também são conhecidos, agora têm sua imagem arranhada por uma pesquisa científica. Ao acompanhar o desenvolvimento do coração de 143 fetos, Zielinsky descobriu evidências clínicas de que, no último trimestre da gestação (entre a 28ª e a 40ª semana), o consumo dessa substância pode levar à insuficiência cardíaca do bebê em formação.

Mesmo após o nascimento, a criança continua correndo riscos, ficando vulnerável após o parto a sofrer de hipertensão pulmonar – quando os pulmões não funcionam direito devido à má oxigenação. Doenças que podem levar a morte, alerta o médico.

Apesar de novo, o estudo já recebe atenção de médicos. A obstetra Tânia Maria Silveira Jaques, que também investiga as relações da dieta da gestante no desenvolvimento fetal, reforça a importância da pesquisa.

– É um estudo inédito que abre uma discussão nova sobre a importância da alimentação na gestação – conclui.Fonte: Caderno de saude da Zero Hora 11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!