para evitar tal efeito, devemos eliminar alguns alimentos de nosso cardápio, ai vão as dicas:
- bebida com gás: refrigerantes de todo o tipo e até água com gás (aromatizadas ou não) alteram a mucosa intestinal, causam o desequilíbrio da flora e estufam a barriga. Os diet ou light contém adoçantes como sorbitol, xilitol e manitol que podem provocar gases.
- pães, bolos e biscoitos feitos com farinha de trigo branca: esses alimentos contém alto indice glicemico, que aumenta a gordura localizada no abdomen.
- carne vermelha: a proteina deste tipo de carne, leva mais tempo para ser digerida. O alimento permanece mais tempo no organismo o que favorece a constipação, formação de gases e o aumento do abdomen.
- embutidos como salsicha, linguiça, salame e mortadela: todos ele contém muito sódio, que aumenta a retenção de liquidos causando inchaço. o efeito você pode ver no mesmo dia.
- feijão, ervilha, lentilha: alimentos estes que tem maior poder de fermentação causando grande aumento abdominal.
- queijos, leites e derivados: em pessoas que possuam uma leve intolerância também causam desconforto e dilatação abdominal.
- tomar muita água: nos intervalos das refeições, faz aumentar o bolo fecal e facilita a evacuação eliminando as toxinas tanto pelas fezes quanto pela urina, reduzindo edema.
- fazer 6 refeições ao dia com pequenos volumes, mastigar bem e não beber muita água durante a refeição - ajuda na digestão e a reduzir a barriga.
- Sementes de linhaça, gergelim, girassol e abóbora são boas fontes de gorduras saudáveis. Elas ajudam na eliminação de toxinas e têm boa quantidade de fibras, que facilitam a evacuação. Também têm zinco e vitamina E, essenciais para a saúde intestinal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!