SOBRE O QUE VC QUER SABER?

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

você sabe o que é a Prática Ortomolecular?


O que é a prática ortomolecular?
A evolução dos conceitos na ciência médica corre aceleradamente, o que torna impossível estar totalmente em dia, fazendo com que a medicina seja cada vez mais dinâmica e interessante, obrigando-nos a uma constante superação. A ortomolecular tem se caracterizado por lidar tanto no campo da profilaxia, assim como no tratamento, principalmente de doenças degenerativas crônicas, ganhar disposição, ter uma pele mais viçosa e blindar seu corpo contra diversos males, não só emagrecimento como muitos ainda pensam.
A Nutrição Ortomolecular nasceu com a finalidade de proporcionar esse equilíbrio à todas as células do corpo, ordenando os nutrientes adequados para ajudá-las a funcionarem o mais eficientemente possível. Seu objetivo principal é equilibrar a bioquímica do organismo mediante uma nutrição individualizada e a administração de nutrientes naturais específicos, para que cada um alcance seu estado ótimo de bem-estar. A Nutrição Ortomolecular também pode ser conceituada como sendo uma terapia científica, que se baseia na individualidade, cada pessoa nasce com uma estrutura bioquímica determinada, que por sua vez revelará pontos fracos que favorecem o desenvolvimento de certas enfermidades e sintomas estes agravados por: alimentação inadequada, estresse demasiado, poluição ambiental, irradiações solares, excesso de agrotóxicos, o próprio envelhecimento do nosso sistema de defesas naturais, acúmulo de metais tóxicos, entre outros. Assim, aquelas que geneticamente sofrem de certas deficiências enzimáticas - que impedem o metabolismo adequado de certos nutrientes, aumentando a produção de radicais livres - podem estar mais sujeitos a problemas de diversas ordens, como cardiovasculares, menstruais, alergias, intolerâncias alimentares, inflamação e dor. A ortomolecular estuda e desenvolve processos de neutralização dos radicais livres na composição molecular do ser humano.
O acompanhamento do nutricionista ortomolecular é de vital importância para o sucesso deste tratamento. O profissional analisará as características individuais e condições adquiridas que predispõem a pessoa às doenças (antecedentes), elementos endógenos ou exógenos que afetam seu bem-estar em nível celular (mediadores) e fatores que estimulam e influenciam a atividade dos mediadores (gatilhos). Em termos práticos, levará em consideração a carga genética, o biótipo, os hábitos alimentares, o estilo de vida, os sintomas manifestados pelo indíviduo, além do resultado de exames especializados.
Dentre tais exames, o Mineralograma tem sido utilizado como um importante instrumento de identificação da presença/ausência de minerais e metais no organismo e pode fornecer preciosas informações para diagnóstico e tratamento de várias disfunções físicas e mentais. Após esta profunda avaliação, o profissional irá elaborar uma dieta individualizada para seu cliente, além da indicação de alimentos que contêm substâncias químicas (fitoquímicos) que efetivam o processo de desintoxicação, a reestruturação do sistema digestório e o reestabelecimento do equilíbrio químico do organismo. Para que isso ocorra são utilizadas substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais, e/ou aminoácidos. Além de ajudar a manter o equilíbrio de nosso organismo, também é possível corrigir algumas falhas que possam ocorrer em conseqüência do excesso de radicais livres que são formados constantemente em nosso organismo. É possível concluir então que a terapia ortomolecular é um tratamento que visa o equilíbrio da saúde, através de uma alimentação adequada e reposição de nutrientes. A Prática Ortomolecular enxerga o paciente como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia. Dessa forma é possível encontrar a origem dos problemas, a verdadeira raiz a partir da qual todo o processo patológico se desenvolve.

Para quem é indicada? Indicada para qualquer indivíduo, seja ele criança, jovem, idoso, adulto, seja com patologia crônica e/ou degenerativa, para prevenção, estética, dermatite, alergia alimentar, fadiga, perda de memória, fungos, parasitas, libído... melhorar desempenho no esporte... para criança com déficit de atenção... ou seja para o que você desejar.

Quais suas vantagens? Tratamentos saudáveis e ser tratado como um todo por um só profissional ... ter alguérm que cuide de você com a importância merecida! Veja as mudanças que a dieta ortomolecular promete: Mais disposição; melhora na função sexual; cabelos com melhor crescimento; melhora da memória; melhora da função cardiovascular; perda de peso; melhora o aspecto da pele.

Qual o pilar fundamental da prática ortomolecular? Reduzir crescimento de radicais livres e equilíbrio nutricional, tratar cada indivídou separadamente, o que serve para um, pode não servir para outro, são tratamentos individualizados!
Como é a procura? Qual o perfil de quem mais procura este tratamento? Como é um tratamento de um custo mais elevado, o perfil de quem mais procura é classe média e alta... mas da para tratar conforme o cliente esta disposto a gastar... atualmete estou tratanto um paciente jovem, deficiente visual, com sintomatologia autista com recursos limitados, estamos obtendo um ótimo resultado com baixo custo.

Ouve-se muito de atrizes globais que falam dos milagres alcançados, especialmente em se tratando da rápida perda de peso, com o uso da medicina ortomolecular. O que essas afirmações tem de verdade? É possível mesmo emagrecer rapidamente com a prática ortomolecular? Sim, é possível emagrecer corrigindo a dieta, retirando alimentos alergênicos , que podem causar edema, inflamção, constipação, flatulência, retardar digestão e deixar o metabolismo lento), repor micronutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos, equilibrar a flora intestinal, tratar ansiedade com fitoterápicos. Mas para isso e essencial ter disciplina e praticar atividade física.

Recentemente uma resolução definiu mudanças na prática ortomolecular. Sabes quais mudanças foram implementadas? O que foi proibido?
a resolução do Conselho Federal de Medicina 1500/98 em seu artigo 13 proibe a utilização de algumas práticas da medicina ortomolecular, como megadoses de vitaminas; utilização de antioxidantes para melhorar o prognóstico de pacientes com doenças agudas ou em estado crítico e análise de fios de cabelo para caracterizar desequilíbrios bioquímicos; pois são métodos destituídos de comprovação científica suficiente quanto ao benefício para o ser humano sadio ou doente.
Além disso, é clara a necessidade de ensaios clínicos para embasar condutas clínicas preventivas de saúde. O atual conceito de medicina baseada em evidências indica que as recomendações para os pacientes precisam estar provadas sobre o seu real benefício, convém lembrar-se das diversas alterações conhecidas entre os minerais e dos limites superiores (UL) já estabelecidos para evitar intoxicações por vitaminas e minerais.
Texto retirado de uma entrevista que dei para o Jornal o Diário de Ivoti. Liliana Gross

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!