SOBRE O QUE VC QUER SABER?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SORRISO VITAMINADO

                Li no caderno DONNA da Zero Hora(18/12/2011) uma matéria sobre sobre sorriso vitaminado, quem me conhece sabe como eu preservo e cuido do meu sorriso, não basta somente escovar  e usar o fio dental,  a carência de vitaminas pode interferir também na saúde dos dentes. Segundo o médico nutrólogo Alan Ferreira diz que quem tem tendência a aftas e lesões ao redor da boca deve prestar atenção as vitaminas.

                As B, C e D são as que mais interferem na cavidade oral. As  do complexo B, por exemplo, podem ser usadas para tratar casos de paralisia  temporária de nervos de boca. Já a vitamina C é essencial nos processos de reparo e cicatrização. A vitamina D esta ligada aos processos metabólicos dos ossos e é de importância vital para que, em caso de cirúrgia, a osseointegração do implante ocorra de forma correta. A falta de vitaminas dos complexos B e C ou de ferro pode estar relacionada também ao surgimento e à cicatrização das aftas .

                Para manter os dentes brancos, evitar: cigarro, café preto, coca cola, Pepsi cola, beterraba, chimarrão, chás (com cor)!

                Mas não deve-se tomar vitaminas por conta própria. Primeiro deve-se procurar um  profissional nutricionista ou nutrólogo, passar por uma avaliação para ver a quantidade e a necessidade de cada vitamina.

Onde encontrar:

VITAMINA B -  vegetais, grãos integrais, cereais, ovos, leite e derivados, nozes e soja;

VITAMINA C – frutas (laranja, acerola, pitanga, grapefruit, caju, tangerina, limão, amora, ameixa vermelha) couve flor, brócolis e repolho  roxo;

VITAMINA D – frutas, ovos, leite e derivados, atum e sardinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!