SOBRE O QUE VC QUER SABER?

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SETES ERROS NA COZINHA

Oi pessoal, estou compartilhando este artigo do Dr. Bactéria (com algumas adaptações minhas) porque sei que cometemos erros no dia a dia tão somente por não sabermos a verdade. Nesta brincadeira dos sete erros, veja quantos vc comete e me conte depois, tá?

Beijos, Liliana.
____________________

Você guarda comida ainda quente na geladeira? Deixa lata de leite extrato de tomate aberta na geladeira? Lava carne na pia? Você costuma deixar a comida esfriando antes de guardá-la na geladeira ou lavar as carnes que vão para a panela? São pecados como esse que a gente acaba cometendo no dia-a-dia, sem perceber.Pois preste atenção para o jogo dos sete erros na cozinha.

1 - Colocar carnes debaixo da torneira: primeiro, você perde nutrientes. A carne fica esbranquiçada. Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda. A única carne que você lava é o peixe e só para tirar escamas e tirar a barrigada.

2 – Detergente demais: a quantidade de detergente que costumamos pôr na esponja para lavar louça é mais um hábito condenado pelo doutor Bactéria. O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja. Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente. O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde. Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito gotas de detergente em uma bacia com um litro de água.

3 - Usar tábua de carne de madeira: Na tábua de madeira as bactérias estão te aplaudindo! Tábua sempre de plástico.

4 – Esperar esfriar a comida para depois guardá-la na geladeira: Muita gente também evita guardar comida quente na geladeira, mas o único problema que pode existir é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, porém não vai estragar a geladeira de modo algum. Mas nada disso adianta se você guardar na geladeira o recipiente tampado. O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar. As bactérias vão adorar! Então, coloque tudo destampado. Depois de duas horas é que você vai fechar.

5 - Pegar a lata de extrato de tomate e fazem dois buraquinhos minúsculos, um de cada lado: sai o extrato e por um lado e pelo outro entra uma chuva de bactérias. O certo é abrir a lata inteira. Use um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro e sempre sirvam com uma colherzinha. Depois tampem e guardem em uma geladeira.

6 – Ignorar as formigas: quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas. Você provavelmente não se importaria se encontrasse uma formiguinha em cima do seu bolo, não é? E se fosse uma barata?Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata? Ela sumiu?? Quem levou? As formigas... as mesmas que estão em cima do bolo. As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata. Portanto, doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.
7 – Soprar velinhas! Nem na hora do parabéns o Dr. Bactéria perdoa... soprar a velinha é o mau hábito que completa o jogo de sete erros. Um teste comprova que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva. Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar.
Daqui por diante, faça a coisa certa e xô bactéria!

Fonte: Doutor Bactéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!