SOBRE O QUE VC QUER SABER?

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Novo levantamento confirma relação do álcool com o desenvolvimento de câncer

Levantamento revela que 18% dos homens com câncer assumem consumo exagerado de bebidas alcoólicas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostrou que cerca de 11% dos pacientes com câncer assumem ter consumido ou ainda consumir exageradamente bebidas alcoólicas. O levantamento foi feito com cerca de 26,1 mil pacientes atendidos na unidade entre agosto de 2008 e fevereiro deste ano.
Os pesquisadores verificaram ainda que o hábito está mais presente entre os homens: dos 12,5 mil pacientes do sexo masculino, 18% relataram consumo abusivo de álcool. Entre as mulheres, o percentual foi me menor, de 4%, de um total de 13,6 mil participantes.
— O álcool é um fator de risco para uma série de tumores, entre eles os de boca, laringe, garganta, esôfago, pâncreas e fígado. Alguns deles, como o de fígado, estão relacionados a bebida alcoólica por causa da cirrose. Nos tumores de cabeça e pescoço, a questão é que o álcool potencializa o efeito tóxico do tabaco — explica o médico Gilberto Castro.
Segundo o oncologista, há uma grande relação estabelecida entre o consumo de álcool e fumo e o desenvolvimento de tumores.
— Quanto mais a pessoa fuma e quanto mais bebe, mais risco ela tem de desenvolver esses tumores disse.
No levantamento, o Icesp constatou que dos 2,8 mil pacientes que admitiram o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, 36% desenvolveram tumores na região da garganta e da boca.
      De acordo com o médico, o melhor é evitar o consumo, já que não haveria nível seguro.
— A pessoa diz: "mas eu fumo apenas um ou dois cigarros". Ou "eu tomo apenas uma latinha de cerveja". Mas o risco é maior para ela do que para quem não fuma ou não toma álcool — alerta o médico.

AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!