SOBRE O QUE VC QUER SABER?

sábado, 13 de agosto de 2011

O QUE SÃO HORMÔNIOS?

Acho que isto é uma dúvida que "quase todo mundo tem".... Bom, HORMÔNIOS são compostos naturais MENSAGEIROS produzidos pelas glândulas do corpo (supra-renais, tireóide, ovários, etc...). São feitos de colesterol (lembra do post anterior que falei sobre o colesterol, que ele é importante para a produção hormonal???? pois é taí ele de novo... tem que ficar dentro dos limites de saúde, nem tão baixo nem tão alto) e agem como mensageiros ou sinalizadores, entre o sistema nervoso e órgãos vitais (como o cérebro), coração e pulmões. Estes pequenos soldados de campo mantém uma sequência ordenada de funções corporais, de tal forma que você pode realizar suas atividades diárias sem muita dificuldade (comer, beber, aprender, lembrar e tocar, ir ao banheiro (fazer sexo e lutar).
Originalmente a palavra hormônio vem da palavra grega "para ajudar" mantendo a origem deste significado, para uma pessoa viver e estar ativa, os hormônios são necessários.  As glândulas que produzem hormônios são chamadas glândulas endócrinas, daí a palavra endocrinologia e sua especialidade médica, um dos campos mais complexos da Medicina. Eles são referidos como os "mobilizadores" do bem estar físico e emocional. Virtualmente todos os nossos órgãos são afetados por hormônios. Quando um ou mais hormônios estão deficientes, outros hormônios devem trabalhar mais arduamente para dar conta do trabalho que deve ser feito. Em essência, os hormônios nos definem e afetam nossa personalidade e DNA. Os hormônios formam todo o seu ser, seja bom para eles, e ohhh, eles  serão bons para você!!!!
Alguns hormônios agem pela manhã, como o CORTISOL, outros mais elevados no final do dia como a MELATONINA. Alguns hormônios agem quando estamos descontrolados, contentes,  ansiosos, tristes,  e podem ser acionados por cada um dos 5 sentidos. A ausência de certos Hormônios pode causar tremores, contrações musculares, batimentos irregulares do coração e uma porção de outros distúrbios internos que farão você agir de maneira que não poderão controlá-los.
São nossos olhos que recebem os créditos por nos manterem na direção certa, mas na verdade são os nossos hormônios que merecem os louros!!!

Há dois tipos de Hormônios: esteróides (hormonios sexuais) e os peptídeos (hormônios que queimam gordura e transmitem energia) por exemplo, os hormônios do crescimento e a insulina que converte o açúcar em energia celular.

Garotas e os Hormônios

Eles governam o corpo de uma mulher dando a ela o ciclo menstrual, permitindo-lhes a gestação e a amamentação. Estes mesmos hormônios darão ao corpo da mulher a habilidade de enfrentar o estresse, previnir a fadiga, e produzir a sensação de calma (este as vezes me falta!!!) em momentos de ansiedade.

Rapazes e os Hormônios

Nos homens, os hormônios definem sua masculinidade. Os homens tem muito cabelo, por causa dos hormônios, desenvolvem  massa muscular mais rapidamente que a mulher (não é justo com as mulheres) por causa dos hormônios, tem energia sexual mais forte que a mulher por causa.... isso mesmo dos hormônios..... enfim, ele afeta o caráter, personalidade e habilidades!
O Dr. Paul explica de uma maneira bem fácil como são os hormônios, segundo ele parece uma família.. (me senti melhor ao ler a explicação dele, pois qdo eu explico para os pacientes por exemplo o funcionamento de uma rota metabólica me sinto uma idiota dando exemplos práticos e fazendo comparações bizarras.... mas que bom, o Dr. Paul Tai também faz que nem eu.....)
Hipotálamo: é como uma mãe - é a que dá às ordens (os homens q me desculpem mas foi o autor que escreveu)
Pituitária: o Pai - que dá segurança; a glândula mestra que influencia muitas outras glândulas e órgãos, afetando o crescimento e a reprodução. (o Papai)
Pineal: o irmão menor, que nunca quer levantar para escola, o dorminhoco (conheço alguém la em casa assim...). secreta a melatonina (promove o sono) um hormônio envolvido com os rítmos biológicos diários.
Tireóide: esta todo mundo conhece... é a irmã mais velha, sempre apressada, campeã do campeonato de xadrez da família e diva teatral. Localizada no pescoço, regula o metabolismo e os níveis de cálcio no sangue. (esta última parte pouco sabem...)
Supra-renal: é aquele primo gostosão, the best da família... que todas as suas primas querem namorar.. localizada acima de cada um dos rins, as glândulas supra-renais secretam cortisol para combater inflamações e responder ao estresse, elas tbem produzem aldosterona que auxiiam na manutenção do equilíbrio da água, sal e potássio do corpo, tbem secretam epinefria (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina) que estão envolvidos na resposta "lutar ou correr"... Por fim, as glandulas supre-renais produzem DHEA e Testosterona e uma miríade de outros hormônios.
Ovários: é a tia, uma feminista. Aplaude qqer coisa q a mulher faça (adorei), e é conhecida por dar festas "da primeira vez"; secreta hormônios femininos como o estrogênio para desenvolvimento e manutenção das características femininas. Tbém secreta progesterona pra a gravidez. Mas o principal é que os ovários produzem os óvulos para fertilização.
(quase no fim - eta familia comprida esta)
Utero: é a avó, pode ser encontrada passeando na feira pela manhã, secreta hormonios e proteínas, quase sempre em resposta as alterações hormonais cíclicas de uma mulher.
Testículos: o tio hiperativo (ou não) que esta sempre dando palestras motivacionais... produz testosterona e esperamtozóides (que fofo!)
Pâncreas: a prima,  sobrinha ou a filha tagarela, que esta sempre reclamando de seu peso; é muito fina e muito grande, mas é uma doçura, e encontra-se preenchida de energia. secreta glucagon e insulina (para controlar o uso de açúcar no corpo) e outros hormõnios envolvidos no metabolismo do açúcar.
(acabou - se não entendeu nada pode perguntar... quase tudo extraido do livro do Dr. Paul Ling Tai - 8 SEGREDOS PODEROSOS PARA O ANTI-AGING)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!