SOBRE O QUE VC QUER SABER?

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Alimentos que deixam você mais feliz!!!



Segundo estudos, quando um bebê ainda é bem pequeno, o seu primeiro aprendizado é de que pode ficar muito feliz com o leite da mãe. Ao sentir-se triste – e não importa se o choro é de sono, irritação ou fome – quase sempre o consolo será o peito da mãe – que oferece ao seu rebento o que tem de melhor: afeto, proteção e alimento.

A criança cresce e os laços entre alimento e sentimento se estreitam. Quando é mal educada, fica sem sobremesa, quando é boazinha ganha um doce. E aí aprendemos para sempre que os alimentos são capazes de nos deixar muito felizes.

O problema é que nos dias de hoje a alimentação ganhou importância no quesito “vazios” não do estômago, mas o vazio da alma ou do coração.

Não seria um problema se não afetasse a balança ou a saúde, as pessoas depositam no alimento a responsabilidade pela felicidade, como recompensas ou conforto. Mas a sensação de felicidade termina bem antes da digestão do alimento se completar, junto com o arrependimento e a lembrança dos quilos extras.

Separar a emoção e o alimento tem sido um dos maiores desafios dos dias de hoje. Comemos com pressa, engolindo junto a agenda lotada e muitas vezes mais do que o necessário. Em um momento de aflição engolimos bolinhos de queijo em excesso, nos momentos de decepção amorosa milhares de bombons, na solidão bacias de pipoca tudo para confortar o coração aflito.

Para começarmos a nos entendermos melhor, devemos olhar os problemas por outro ângulo e transformar o alimento em fonte de prazer e não em compensação. No dia-a-dia podemos ter uma alimentação saudável ingerindo os alimentos que nos proporcionam bom humor e prazer com disciplina, moderação e equilíbrio - sem surpresas na balança.

Tudo o que comemos de uma forma ou de outra pode afetar nosso humor, a ciência nos ensina por que alguns alimentos nos despertam sensação de euforia e outros de tranquilidade. Nosso cérebro recebe impulsos nervosos através dos neurônios, que transmitem dor, ansiedade, tristeza entre outros sentimentos. E quem regula o trabalho desses neurônios são os neurotransmissores, sendo a serotonina a que mais interessa quando se fala em bom humor, prazer e bem estar. E a serotonina entre outros caminhos é produzida pela ingestão dos alimentos ricos em triptofano, como também pela maneira como são escolhidos, preparados e consumidos.

Abaixo vou citar os principais alimentos ricos em triptofano - responsáveis pela estimulação da produção de serotonina :

Brócolis, aveia, espinafre e folhas verde-escuras – boas doses de triptofano; pimenta (evite as industrializadas); banana madura - rica em vitamina B6 – energia (uma por dia, pois é uma fruta com alto índice glicêmico); manga, melão e frutas secas – alto teor de potássio; laranja e maracujá –frutas cítricas - previnem o cansaço e combatem o estresse, coma a laranja com bagaço e o maracujá com as sementes; jabuticaba rica em vitamina C e B; alface – calmante e melhora a TPM; peixes – ricos em zinco e ômega-3 – estimulam atividade cerebral e combatem o cansaço; romã - fruta completa e rica em antioxidantes; ovo cozido - ótima fonte de colina – segundo a medicina chinesa, se toda mulher grávida comer 1 ovo cozido por dia, ela não terá depressão pós parto; e o principal deles o chocolate tem que ser amargo - mas 30 g por dia - o suficiente para nos dar alegria, acima disso pode nos engordar e provocar tristeza e irritação.

Algumas dicas para se alimentar com prazer e controlar seu peso:

Coma alimentos de todos os grupos – quanto mais variada for sua alimentação mais nutrientes você estará ingerindo;

Não escolha somente pelo valor calórico; Cuidado com as gorduras;

Não comece o dia com uma refeição pobre no desjejum e rica no jantar, deve ser ao contrário, faça um bom café da manhã e distribua as calorias ao longo do dia; faça pequenos lanches nos intervalos entre as principais refeições;

Descubra novos alimentos; inclua um alimento do bom humor em cada refeição;

Se você exagerar em uma refeição modere nas outras;

Cuide de seu intestino – um intestino desregulado pode te deixar literalmente enfezado;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!